sábado, 21 de junho de 2014

UTILIZANDO O FACEBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

A criação das redes sociais são hoje importantes instrumentos de participação e de mediação no diálogo social entre os cidadãos e sobre os mais diferentes aspectos da vida social. O thefacebook - nome inicial do Facebook - nasceu como uma rede social para alunos de Harvard. Com o projeto do thefacebook na cabeça, Mark teria convidado Eduardo a participar. Com grana. O site precisava de dinheiro para os servidores e para ser publicado. "Eduardo concordou em colocar US$ 1 000 do próprio bolso como capital inicial do negócio", afirma uma edição de fevereiro de 2004 do Harvard Crimson. O site começou a funcionar em fevereiro de 2004. E foi um sucesso imediato. Do dia para a noite, o Facebook virou febre entre os alunos da faculdade. E hoje é quase impossível não ver alunos acessando e utilizando o Facebook como ferramenta de interação se comunicando através da linguagem escrita.
Pensando nisto e com a parceria do Professor Rafael da disciplina de Educação Física em conversa decidimos realizar um Projeto como duas turmas dos 9º anos, R e T, a fim de experimentar como os mesmos se comportariam diante dos objetivos propostos na criação de um grupo fechado no facebook. 
Após selecionar as duas turmas, chamamos a Sala de Informática Pedagógica para explicar como iríamos realizar o Projeto, seu objetivo e o que poderiam postar e como estaríamos gerenciando o grupo.
 Abaixo as fotos desde momento.
 
Para entender melhor o que motiva os jovens a utilizarem tão ativamente 
as redes sociais é necessário saber o que elas são, como estão estruturadas e 
como elas funcionam. Lima (2011) define rede social como uma estrutura 
social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários 
tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. 

Para a educação,  a utilização de tecnologias digitais pode promover a 
democratização do ensino e a propagação do conhecimento, além de conferir interatividade e flexibilidade no ritmo de estudo. Assim, as redes sociais têm ampliado as possibilidades de inovação e aprendizado através do seu poder de compartilhamento. 

 E o nosso objetivo neste Projeto é exatamente este: propagar o conhecimento através da interatividade virtual, fazendo com que os alunos interajam e se relacionem com objetivos comuns, neste caso relembrar alguma atividades das disciplinas, provas, trabalhos a serem entregues, dúvidas dos conteúdos vistos em sala de aula, etc...
Quando iniciamos o Projeto em fevereiro desde ano(2014), eu e o professor Rafael utilizávamos o Facebook para desenvolver projetos pedagógicos, para melhorar a comunicação com os alunos e para envolvê-los de uma forma que pode não ser inteiramente possível em sala de aula tradicional. Como autores mencionávamos ainda algumas ideias, compartilhávamos vídeos e tarefas de sala de aula a serem cumpridas no prazo de entrega, com objetivo de facilitar a comunicação entre alunos e professores que hoje  acabou sendo uma maneira de motivar a participação dos alunos em aula. Este foi o nosso grande desafio envolvê-los de forma atrativa, digo que estamos caminhando bem e continuando a desenvolver o Projeto. E o que percebemos é que mesmo que não tenhamos postado algo durante o dia ou semana, eles estão lá se comunicando e interagindo através do facebook e as tarefas de casa tiveram um aumento significativo em sua realização. 






             Entrevista com a Aluna Rafaela sobre o uso do facebook